Menu

Fique atualizado

Exame Admissional/Demissional

O que são os exames admissionais e demissionais?

Os exames admissional e demissional são análises médicas as quais todo funcionário deve, por lei, passar, no momento em que é contratado (admissional) e desligado (demissional) de uma vaga de trabalho.

A função desses exames é avaliar o status de saúde do empregado antes e depois do período de contrato de trabalho. 

 

Para quem os exames admissional e demissional são obrigatórios?

Os exames admissional e demissional são obrigatórios para em vínculo empregatício regido pela CLT. Então mesmo que uma empresa ou empreendedor tenha um único funcionário, este deve passar por exames de admissão e demissão. 

 

Para que servem?

O exame admissional serve para levantar um registro do estado de saúde do empregado antes da contratação e o exame demissional serve para avaliar como está o estado de saúde do empregado depois de toda a vigência do contrato.

 

Quando devem ser feitos?

O exame admissional deve ser feito no ato da contratação, antes de o funcionário iniciar suas atividades dentro da empresa.

Já o exame demissional deve ser feito 15 dias antes do desligamento, desde que o último exame médico periódico tenha sido realizado há mais de 135 dias (para as empresas de graus de risco 1 e 2, de acordo com o quadro I da NR-4) ou 90 dias (para as empresas de graus de risco 3 e 4).

 

O que é avaliado?

No exame admissional são avaliados os seguinte itens:

- Histórico de saúde;

- Doenças pré-existentes;

- Condições a que era submetido no trabalho anterior;

- Informações gerais como  pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, altura, condições da coluna e a saúde psíquica no momento do exame.

No exame demissional são avaliadas as informações gerais como pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, altura, condições da coluna e a saúde psíquica no momento do exame.

 

O que acontece depois?

Depois do exame admissional, se tudo estiver certo, o médico responsável emitirá um ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) que é o documento que valida que o empregado está em  condições adequadas para iniciar suas atividades junto à empresa.

E após a realização do exame demissional o médico emite um novo ASO para concluir a homologação da rescisão de contrato. 

 

Quais as vantagens para o empregado?

Se, ao final do contrato, o exame demissional apontar que o empregado adquiriu problemas de saúde durante o período de contrato, motivados pelas atividades de trabalho, ele terá direito a receber uma indenização.

 

Quais as vantagens para o empregador?

Os exames admissionais e demissionais evitam que a empresa seja penalizada por problemas que o empregado já tinha antes da contratação, ou que tenham sido adquiridos sem relação com sua atividade na empresa.

 

 

 

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco que vamos te ajudar! 

Whatsapp: (19) 97409-9834

 

Exame admissional: Por que deve ser feito? - Oitchau

voltar